Ansiedade no início da carreira
- Jocelaine Vieira
- 19 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

A ansiedade no início da carreira é completamente normal, assim como, em qualquer começo. Sobre esse tema, que a muita gente interessa, pensei em discutir brevemente aqui.
Partimos do pressuposto, de que em todo início, inevitavelmente, sentiremos ansiedade, mesmo porque essa é uma condição humana. Trata-se de uma das características de sucesso da nossa espécie, essa capacidade de antecipar o perigo, uma preparação para o enfrentamento.
Entretanto, a atenção deve se voltar, para os casos, em que a ansiedade se torna paralisante, causando prejuízo, seja na vida pessoal, seja na área profissional, impedindo o crescimento da pessoa.
Ora, o novo, o incomum, o estranho, é e sempre será, um dos, senão o maior dos dilemas enfrentados pela raça humana, mesmo que em diferentes níveis.
Em relação a profissão, tem toda uma esfera circundante, relacionada ao medo da pessoa de não ‘dar certo’ na vida, ser um fracasso, uma vergonha para a família; ainda mais quando fora colocado muita expectativa no filho, cujo sucesso profissional é interpretado como a realização dos sonhos dos pais. Tem ainda, o medo de não dar conta da própria sobrevivência através do trabalho, e ou, não dar conta de responder a partir desse lugar, deveras idealizado.
O mais curioso, é que a gente sai da faculdade, por exemplo, portando um canudo nas mãos e na cabeça, a certeza de que nada se sabe. É assustador. Nesse contexto, a insegurança, a angústia, acaba sendo nosso maior desafio.
Nesse ponto, façamos uma distinção. Uma coisa é a teoria, outra, é a prática. Saber não é o mesmo que fazer. Informação não é o mesmo que conhecimento. Conhecimento é a informação lapidada, trabalhada, vivenciada, e quanto mais se pratica, mais se apropria, uma coisa sustenta a outra. E quanto mais alinhados estivermos, maior a nossa segurança. Pense nisso sempre como um processo, e quando desanimar, foca no exemplo da criança. Ela cai, levanta. Cai outra vez e torna a levantar, até que caia menos, e até que não caia mais. Boa trajetória!#carreiras#psicologiaonline#autoconfiança#amorpróprio




Comentários